sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

É impossível ser feliz sozinho?


     Tom Jobim disse em sua música Wave a frase "é impossível ser feliz sozinho", talvez de propósito, talvez não, esse trecho me recorda de uma frase famosa do poeta John Donne que diz que " nenhum homem é uma ilha isolada". Tanto uma quanto a outra tem o mesmo objetivo, mostrar que as pessoas precisam umas das outras para viverem bem. Existe quem discorde dessa opinião, o que não é o meu caso, então morrem aqui suas esperanças de um texto imparcial.
     Deixo claro que quando falo de solidão eu não me refiro puramente ao relacionamento amoroso, mas de uma convivência interpessoal como um todo, ouvir outras vozes, ser ouvido, concordar, discordar, sentir que não está sozinho. Se bem que sentir solidão e estar sozinho são condições que não necessariamente andam juntas. Tem gente que está só, mas com um diálogo interno tão bom que não sofre, até se diverte sendo boa companhia para si mesmo, pois encontrou sua força pessoal, mas tem gente que mesmo estando no meio da multidão, permanece com uma sensação de ausência, de vazio.
     Entretanto, mesmo as pessoas que conseguem viver bem não estando cercado de pessoas o tempo todo desejam companhia em algum momento, ninguém QUER realmente permanecer sozinho até o fim de sua existência terrena. Nem que para isso recorra a artifícios como animais de estimação ou amigos virtuais. Nem Deus quis ficar só, por isso Ele é três, desde o principio eram o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Se nós somos imagem e semelhança de Deus, também não iriamos querer ficar isolados. Vemos no livro de Gênese que o Senhor declarou, "Não é bom que o homem esteja só".
     Mesmo as pessoas que vivem em clausura para encontrar com Deus de forma mais profunda precisam de um pouco de convivência comunitária pos o próprio Jesus disse que estaria presente quando dois ou mais se unissem em nome d'Ele. Essa é uma das belezas daquilo que chamamos de namoro ou amizade santa, a certeza da constante presença de Deus. O que não te impede de buscar a presença de Deus sozinho, na intimidade do seu quarto por exemplo, mas que será complementado na convivência em comunidade durante a santa missa.
     No fim das contas a questão não é o ser possível ou impossível, mas sim o: por quanto tempo se pode ficar sozinho antes de desenvolver uma patologia? Tristeza, pessimismo, baixa estima e até a depressão são consequências de uma vida solitária. Não devem ser considerados como características da pessoa, não é normal que alguém se prive da convivência por se achar inferior aos outros, não é normal se trancar no banheiro para chorar por não ter alguém com quem desabafar e também não é normal pensar em por fim na própria vida por achar que ela não faz diferença, que não tem importância e que ninguém sentirá falta.
    Cada um de nós é único e insubstituível, temos um papel no meio em que vivemos e devemos assumir esse papel. Em 19 de março de 1964, reuniram-se em São Paulo quase 500 mil pessoas na "Marcha da Família", um protesto contra o presidente João Goulart. Poucos dias depois ele foi deposto. Como estaria o país se cada um desses indivíduos não tivesse tomado a decisão de sair de sua área de conforto e se unir a massa? Como teria acontecido o movimento pró Diretas Já? E a revolta da vacina? Ok, a revolta da vacina não se encaixa tão bem aqui, mas se analisarmos por outro foco, foi um movimento popular que se rebelou contra uma imposição, sendo assim um ato coletivo em defesa da individualidade de não querer tomar uma vacina. Eu teria participado.
     A coletividade também é um meio de criar cultura, uma pessoa pode criar arte, mas ela só se torna cultura no coletivo, uma dança, um estilo musical, um estilo de vida só ganham status sociocultural quando um grupo o assume. Peço perdão pela minha ousadia, mas se você se permitir por um segundo, talvez me dê algum crédito, o nome de Jesus atravessou o oceano e chegou a todos os cantos do planeta, porque ele decidiu viver em unidade com um grupo de pessoas e essas pessoas difundiram seus ensinamentos. Se ele tivesse vindo, nos salvado, ressuscitado e voltado para junto do pai sem falar com ninguém, onde estaríamos agora? Quem saberia o que é ser cristão? Como aceitar aquele que não conhecemos? Se Jesus viveu em comunidade, como posso eu, cristão, achar que não preciso de ninguém? Escolher estar junto pode mudar a história, pratique! Mas essa é, como sempre, apenas a Minha Humilde Opinião.

Ass: Bruno Santos.

Um comentário:

  1. ''É impossível ser feliz sozinho?' ' Reflito sobre isso com muita frequência rs ' Não que eu acredite que uma pessoa possa viver a vida inteira sozinha, mas também não vejo a ausência de companhia como motivo para ser ''infeliz''. Digo isso me referindo as pessoas que parecem ser extremamente dependentes de outras, a ponto de deixar de fazer isto ou aquilo só porque não tem alguém junto. Mas obviamente, a vida comunitária e a ação coletiva, tem uma força inquestionável, a pensar nos exemplos que você citou . Disso eu nao discordo !

    ResponderExcluir

Estou aberto a criticas construtivas e informações novas (ou não) que queiram dividir. Mas, lembre que mesmo na internet somos responsáveis pelo que falamos.