terça-feira, 29 de novembro de 2016

Prioridades

     Há alguns anos, eu participei de um treinamento de primeiros socorros. Naquela ocasião, eu me empolguei bastante com o curso, mas infelizmente, hoje em dia não recordo muito do conhecimento que adquiri, salvo algumas informações que certamente nunca vou esquecer. "Procedimentos-padrão", que não são facilmente alterados com o tempo como alguns outros já foram.
     Por exemplo, antigamente era comum examinar pessoas acidentadas sem o uso de nenhum tipo de equipamento de proteção, atualmente isso não é recomendado. Não se deve prestar socorro a ninguém sem, no mínimo, o uso de luvas e máscara. Houve também um tempo em que qualquer estranho poderia receber ou realizar uma respiração boca a boca. Com o tempo, verificou-se o quanto essa prática era perigosa e, por isso, foi abolida. 
     Entretanto, existem procedimentos que permanecem inalterados, como por exemplo, o atendimento prioritário às vítimas inconscientes em um acidente.  Pode parecer uma atitude difícil se a vítima consciente estiver gritando de dor ou com uma fratura exposta, mas esse é o procedimento correto, levando em conta que em situações extremas o corpo humano pode apagar para poupar energia. A vítima inconsciente não pode dizer o que está sentindo, sendo assim, examiná-la antes de examinar quem está berrando todos os seus sintomas pode ser a diferença entre a vida e a morte daquele indivíduo.
     Da mesma forma, é um procedimento-padrão atender primeiro as vítimas em estado grave e depois as que estão em estado menos grave. Nunca pensei que uma questão como essa poderia se tornar tabu algum dia. Me deparo com essa cena cada vez que compareço à emergência do SUS. Graças a Deus nunca fui classificado com estado grave. E acredito que um pai que aparece na emergência com o filho que acaba de cair da lage enquanto soltava pipa, não queira ficar na fila atrás de uma senhora que acordou com dor de cabeça.
     Felizmente, o tabu é entre pessoas comuns e não entre quem realmente pode ter uma vida nas mãos. É entre donas de casa e universitários, apresentadores de TV e youtubers, cantores e atores.. Eu ficaria preocupado se ouvisse um cirurgião dizendo que se nega a atender alguém por sua classe social ou "profissão". Não que, diariamente, pessoas de bem já não morram nas filas esperando atendimento, mas saber que isso foi intencional por parte do médico seria assustador. Que ele estava lá, mas ESCOLHEU não atender o paciente. Afinal, essas pessoas fizeram juramentos, cinco anos de faculdade, promessas sobre salvar vidas para no final das contas deixar alguém morrer de propósito?
     Que possamos ter em mente que a vida é o mais importante, que sua preservação deve ser a principal preocupação e que deixemos os julgamentos e punições nas mão de quem se preparou por anos para essa função: o Batman. Mas, essa é apenas a Minha Humilde Opinião. Que sejamos livres de todo preconceito, toda a bala perdida e que Deus nos proteja.

Ass: Bruno Santos

#SaudadesTVGlobinho"

A Benção Madrinha

     Na última quinta-feira, enquanto andava pela rua, avistei uma senhora, com o rosto conhecido da Igreja, que vinha conversando com outra mulher. A cumprimentei e segui meu caminho, entretanto não pude deixar de ouvir quando a acompanhante da mesma, continuando a conversa, fez o seguinte comentário:
    - A Igreja Católica está cheia de palhaçada pra batizar agora! - ao que a senhora de rosto conhecido respondeu: - É verdade.
     Sinceramente, essa situação me incomodou bastante. Por ela estar falando mal da igreja? Não! Por ter chegado a conclusão que mais uma criança seria batizada por pais que não compreendem a importância desse sacramento ou dos padrinhos.
Essa figura tem sido distorcida por nossa cultura materialista e se tornado uma simples máquina de dar presentes e mimos, quando deveria ter um sentido bem mais profundo.
     Nos contos infantis, as "fadas madrinhas" aparecem para seus afilhados em momentos de apuros e lhes oferecem suções mágicas, mesmo que os afilhados ne sequer soubessem de sua existência até poucos minutos. Tenho em São Paulo a figura do primeiro padrinho dentro da igreja católica e vejo o cuidado dele com as comunidades por onde passou o equivalente ao que espero dis padrinhos de meus filhos.
     A principal função dos padrinhos é auxiliar os pais na formação cristã dos afilhados ou até substituí-los nessa função em caso de ausência e/ ou omissão dos mesmos. Sendo assim, antes de ter uma boa relação com os pais ou uma boa condição financeira, o padrinho escolhido deve ter uma relação de intimidade com Deus. Ser um exemplo de vida. Como exemplo, digo que o padrinho deve  seguir aquilo que a Igreja indica a seus fiéis e estar em dia com seus sacramentos.
     Isso inclui ser crismado, viver a castidade (sendo solteiro ou casado, mas principalmente sendo casado) e não viver uma situação que o impeça de comungar.
Uma outra característica importante dos padrinhos é a participação ativa na vida do batizando, afinal, lembrar dos afilhados apenas no natal e no aniversário fere seu verdadeiro objetivo. Um padrinho presente é um ombro amigo, que conhece o afilhado tanto quanto os próprios pais, mas pode dar uma visão externa dos acontecimentos.
     Um padrinho que vive longe dos afilhados nada mais é que um "parente" distante, uma lembrança vaga. Os padrinhos devem ser aqueles que levam as crianças na missa quando os pais não podem, que inscrevem as crianças na catequese quando os pais nem sequer sabem que as inscrições estão abertas, que perguntam: "Você já rezou o terço hoje?" quando a criança chega na sua casa e está pronto para dizer: "Então vamos rezar juntos!" ao receber uma resposta negativa.
     Entendo que alguns pais tenham a intenção de eleger amigos como padrinhos de seus filhos, promovendo-os dessa forma à cumpadre ou cumadre, estreitando os vínculos de amizade, mas os parâmetros para ser amigo e padrinho são diferentes. Você pode fazer um amigo na fila do cinema, no banco de um ônibus, na internet, em uma mesa de bar e até em um show. Já um padrinho deve ser escolhido dentro da Igreja.
     Você pode ter amigos dos mais variados tipos, pode colocar todos dentro da sua casa para conviverem com o seu filho e ensiná-lo a respeitar todos, mas o padrinho dele tem que se encaixar naquilo que a Igreja pede, para que no dia em que a sua postura ou suas companhias estiverem prejudicando a criança exista uma referência para apontar onde está o erro. Mas essa, é apenas a Minha Humilde Opinião.

As: Bruno Santos